domingo, 26 de outubro de 2008

Histórico da Família Schnorr a partir de São Paulo das Missões - RS

                                 A Suzana morou naquela casa nos fundos
A viúva Suzana Schorr Schnorr, nasceu no dia 25 de janeiro de 1865. Era filha de João Schorr e Bárbara Zimmer. Ela casou-se com Felipe Schnorr, com a idade de 26 anos, segundo dados da Paróquia de Windhoff. Suzana Schorr Schnorr morou nas proximidades onde hoje está o Mercado Polaco, cidade de São Paulo das Missões. Mas também morou na Linha Luizenthal e Linha Quinota.


A viúva Suzana Schorr Schnorr tinha ao todo 10 filhos, e veio morar para São Paulo das Missões por volta de 1913, quando trouxe junto seus 09 filhos, um já era falecido, o seu Alfredo Schnorr, que havia morrido enroscado pela corda de um burro que se assustou com a folha de uma bananeira.


O senhor Felipe Schnorr, era filho de João Schnorr e Maria Bamberg Schnorr e já havia falecido quando a família veio à São Paulo das Missões, vítima de tifo. Sabe-se que tinha um irmão chamado Pedro Schnorr. Eles eram de Jammerthal, hoje Picada Café ou Estância Velha.


Suzana Schorr Schnorr faleceu no dia 24 de junho de 1952 e está enterrada no Cemitério de São Paulo das Missões. Dos 09 filhos que tinha, os quatro mais velhos casaram e mantiveram suas famílias em São Paulo das Missões. Ou seja: Catarina Schnorr Dill, Rosalina Schnorr Kaspary, João Schnorr e Ana Schnorr Bemme. Elizabete Schnorr Nunemacher, teve sua família enraizada em Cândido Godoi-RS. Luiza Schnorr Simon, Maria Schnorr Simon , Felipe Schnorr e Ivo Schnorr tiveram suas famílias em Alegrim-RS e mais tarde em São Jose do Cedro-SC.


Portanto essa é a minha origem:
1.Ricardo Schnorr (que veio da Europa) Nasceu em 1803
2.João Schnorr, nascido na Prússia em 1831
3.Felipe Schnorr que teria nascido por volta de 1865
4.João Schnorr que nasceu em 1899
5.Anastacia Schnorr Kunst (1944) mãe de Milton Schnorr Kunst
6. Milton Schnorr Kunst (1968) Criador desse Blog
7. Gustavo e Caroline (2005 e 2009) Filhos de milton
8.TEm primos que já são avós. Portanto 8 gerações no Brasil.

Tem um Email enviado por Dieter Loyo, que será divulgado em breve, depois de ser analisado que fala de mais três gerações anteriores: Peter Schnorr, Anton Sabastin Schnorr e Franz Schnorr. Começa pelo ano de 1650. Portanto 11 gerações.

3 comentários:

Unknown disse...

Milton,
Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa. O interesse em saber quem são nossos antepassados só nos engrandece como seres humanos. Embora morando em Brodowski- interior de São Paulo - sou dos Schnorr de Sapiranga (RS) das colônias velhas. Sempre que posso, participo dos Encontros da Família Schnorr. O próximo acontecerá em São Lourenço do Sul(RS)e será o XXIII. Edições anteriores já aconteceram em SC, PR e naturalmente no RS.
Saudações!
Antonio Sigwaldo Schnorr
antonio.schnorr@terra.com.br

PS - Tenho um grande amigo meu que é nascido em sua cidade: trata-se de Ari Grützmann, Pastor da igreja Luterana e foi o meu regente de Coral em Santa Catarina.

SCHNORR disse...

Prezado Milton
Parabens pelo seu trabalho. No ano de 2002 estive em sua cidade realizando atividades pelo SEBRAE-RS. Alguns participantes comentaram que haviam SCHNORR em S.Paulo das Missões.
Participo vários anos dos encontros. Sou dos Schnorr de Campo Bom, somos de 11 irmãos.
Abraços a todos
Carlos Roberto Schnorr

Larissa Kaspary disse...

Milton,
Parabens pela sua pesquisa em busca de nossas origens
Enviado pela Familia Kaspay de Balneario Camboriu Santa catarina

Se posivel for entre em contato conosco Telefone: (47)3360-6752 ou
9993-1476

Assinado:Wilson Kaspary